Responsive image


Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel


Após estudos de Ciências Biológicas, graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), fez mestrado em mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Desde 2008, é professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Estuda sobretudo a cosmologia renascentista e a formação da ciência moderna, sendo Galileu o personagem central. Realizou pós-doutorado no Kunsthistorisches Institut in Florenz (2014-15), e atualmente elabora uma nova edição comentada dos manuscritos de anatomia de Leonardo da Vinci. Paralelamente aos estudos de história de filosofia natural, estuda as consequências do rompimento com o senso comum feito pela ciência moderna, especificamente na área das neurociências que, ao elaborar suas teorias desconsideram noções de valor, perfeição e finalidade. Escreve nos blogs Filosofia e Filosofias no Renascimento e La natura delli strumenti mecanici a respeito de ambas linhas de pesquisa.

link para o Currículo Lattes


Publicações

"Realismo intuitivo e teleologia". Scientiae Studia, vol. 1, n. 3, p. 379-88.

"A lição de anatomia de Andreas Vesalius e a ciência moderna". Resenha de De humanis corporis fabrica, Epitome, Tabulae sex. Ilustrações dos trabalhos anatômicos, esboço biográfico, anotações e tradução do latim de J. B. de C. M. Saunders e Charles D. O’Malley. Scientiae Studia, vol. 1, n. 3, p. 389-404.

"Uma falsa lição de anatomia, ou de um simples caso de impregnação teórica dos fatos". Resenha de A arte secreta de Michelangelo: uma lição de anatomia na Capela Sistina. Scientiae Studia, vol. 2, n. 3, p. 427-43.

"Leonardo da Vinci é pop? A imagem de Leonardo no senso comum e outras considerações". Scientiae Studia, vol. 3, n. 3, p. 518-27.