Responsive image


Marcio Rodrigues Horta


Marcio Rodrigues Horta é funcionário de carreira do TRE/SP, ex professor de filosofia na UNIBERO, MONTESSORI e UNIESP/Sorocaba. Bacharel em filosofia pela USP, Mestre em filosofia pela PUC/SP em 1998 e Doutor em filosofia pela USP em 2005, especializou-se em filosofia da biologia, particularmente em Darwin & Wallace. Presentemente, desenvolve estudos históricos em espiritualismo e parapsicologia.

http://lattes.cnpq.br/0710802092510630


"Razão & Fé, texto desenvolvido para um simpósio de estudos gregos na PUC/SP, centra-se na sistemática correção que a ciência realiza desde a antiguidade em alguns postulados religiosos.

Dissertação de mestrado: Um estudo do evolucionismo de Darwin à luz das ideias de Kuhn em filosofia da ciência. Procura extrair a filosofia de Darwin a partir de fontes primárias, criticando a leitura darwinista contemporânea.

O impacto do manuscrito de Wallace de 1858
Publicado na revista Scientia Studia, este estudo avalia as semelhanças e diferenças entre o famoso manuscrito de Wallace, que tanto surpreendeu a Darwin. Em seguida, segue a tradução do manuscrito para o português

Sobre a tendência das variedades a afastarem-se indefinidamente do tipo original
Alfred Russel Wallace

A primeira teoria evolucionista de Wallace
Publicado na revista Scientia Studia, este artigo estuda um famoso texto de Wallace, abaixo traduzido para o português, que já adianta uma primeira teoria de Wallace sobre a evolução.

Sobre a lei que regula a introdução de novas espécies
Alfred Russel Wallace

Tese de doutorado intitulada Temas Darwinianos, na qual as cartas de Darwin são estudadas com o fito de ilustrar sua ciência, metodologia, epistemologia e concepções teológicas.

A prudência dos sábios. Texto de literatura comparada, no qual se busca evidenciar que um famoso best-seller espírita sobre a Inconfidência Mineira, alegadamente psicografado, liga-se a um trabalho acadêmico reconhecido.

Libertação. Texto de literatura comparada, no qual se busca evidenciar que um famoso best-seller espírita, alegadamente psicografado, liga-se a um texto anterior do espiritualismo inglês. Trabalho desenvolvido conjuntamente com Eduardo Biaseto, autor da descoberta e de um primeiro texto sobre o assunto.

Wallace e a reencarnação. Tradução e comentários sobre um artigo publicado por Wallace atacando o tema da reencarnação.

Wallace, a matemática e a reencarnação. Estudo sobre o estado atual das pesquisas em parapsicologia no tema da sobrevivência, especialmente através da estratégia de evidenciá-la pela reencarnação.

Versão em inglês, artigo Wallace, Mathematics and Reincarnation

Decifrando Antonia. Estudo crítico acerca de um dos casos mais fortes conhecidos sobre a reencarnação, que busca mostrar que a interpretação reencarnacionista para o caso não é a mais apropriada.

Deciphering Antonia. Versão em inglês da apresentação crítica ao artigo "Um caso raro de regressão hipnótica com algum conteúdo inexplicado" (The journal of the american society for psychical research, vol. 84, nº 4) de Linda Tarazi, juntamente com uma tradução revisada daquele para o português".