Capa do livro A mercantilização da ciência, de Marcos Barbosa de Oliveira, 2023

,
Associação Filosófica Scientiae Studia, 2023.
320 pp.
Formato: 145x225mm
ISBN:
Preço: R$

Clique aqui para ler um trecho do livro em pdf

A mercantilização da ciência é estudada neste livro conforme uma análise do processo em três dimensões, referentes respectivamente: à determinação dos rumos da pesquisa pelo mercado, com base no conceito mercadológico de inovação; à administração da academia, tendo como peça-chave a avaliação quantitativa produtivista; à expansão e fortalecimento dos Direitos de Propriedade Intelectual. Essa análise dimensional constitui o arcabouço do livro e permite uma visão estruturada de inúmeros aspectos controvertidos no campo da ciência, como: as campanhas em prol da inovação; a desvalorização das humanidades e da ciência básica; a epidemia de más condutas; a queda na qualidade de vida dos pesquisadores; os periódicos predatórios; o fetichismo dos rankings universitários etc. Por outro lado, as críticas vêm acompanhadas do esboço de formas alternativas de condução das atividades científicas, voltadas para a superação das disfuncionalidades do atual sistema.

O livro, rigorosamente documentado, é dirigido a uma ampla audiência e traz uma contribuição importante para a filosofia da ciência, proporcionando um rico manancial de informações, análises e reflexões para quem se interessa pelo estado atual da pesquisa científica e da Universidade, particularmente no Brasil.

Foto de perfil do Professor Marcos Barbosa de Oliveira
Marcos Barbosa de Oliveira formou-se em física em 1970 na USP e doutorou-se em história e filosofia da ciência na Universidade de Londres em 1981. De volta ao Brasil, foi professor inicialmente na Unesp, Campus de Marília, e depois, até sua aposentadoria em 2014, na Faculdade de Educação da USP. No plano das ideias, depois do doutorado dedicou-se durante vários anos à ciência cognitiva, passando no processo de adepto a crítico. O resultado foi exposto no seu trabalho de livre-docência defendido em 1997. Na etapa seguinte seu interesse voltou à ciência como um todo, porém não mais limitado à epistemologia, como no doutorado, mas abrangendo também aspectos históricos, sociológicos, econômicos e políticos das atividades científicas. Esta coletânea reúne os principais trabalhos desta última etapa.

Para adquirir envie e-mail para vendas@scientiaestudia.org.br