Galileu e a nova física

Capa do livro Galileu e a nova física, de Pablo Mariconda e Júlio Vasconcelos

Galileu e a nova física,
de Pablo R. Mariconda e Júlio Vasconcelos,
Associação Filosófica Scientiae Studia, 2020.
376pp.
Formato: 205x205mm
ISBN:
Preço: R$


Clique aqui para ler um trecho do livro em pdf

Galileu e a nova física é uma biografia filosófico-científica de Galileu Galilei, na qual se destaca uma apresentação clara e detalhada da trajetória de Galileu entre o Annus mirabilis de 1610, com o anúncio das descobertas telescópicas no Sidereus nuncius, até o Annus tragicus de 1633 com a condenação de Galileu pela Inquisição.
Acompanhamos no curso de sua defesa da hipótese copernicana do caráter planetário da Terra, que se move com rotação diária sobre seu próprio eixo e em translação anual em torno do Sol, a elaboração e aplicação de uma estratégia científica incisiva e precisa, cujo resultado é nada menos que o nascimento da ciência moderna e o redesenho da cultura ocidental.
Os leitores são conduzidos pelas vias históricas e matemáticas dessa figura de combate, relatando sua impressionante campanha em favor do copernicanismo e da liberdade de pensamento. A obra está destinada ao público amplo, não se limitando a cientistas e acadêmicos.

Pablo Rubén Mariconda é filósofo, editor e professor titular sênior do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou por quase 50 anos. Entre sua vasta produção de artigos em periódicos científicos e capítulos em obras coletivas, destacam-se os seguintes trabalhos: as traduções comentadas de Galileu Galilei, Duas novas ciências (Nova Stella/Instituto Italiano di Cultura, 1987) e Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo (Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34, 3ª edição, 2011); a organização da edição de René Descartes, Discurso do método & Ensaios, (Editora da Unesp, 2018), tendo traduzido e anotado nessa obra A dióptrica. Desde 2003 é presidente da Associação Filosófica Scientiae Studia.

Júlio Celso Ribeiro de Vasconcelos é atualmente Professor Pleno do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem graduação em Física e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez mestrado e doutorado em Filosofia, sucedidos por pós-doutorado na Université Paris-Diderot. É membro da Associação Filosófica Scientiae Studia e da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC). Ensina, pesquisa e publica com ênfase em Filosofia e Ciência do século XVII, mais notadamente a respeito da obra científica de Galileo Galilei.

Para adquirir envie e-mail para vendas@scientiaestudia.org.br