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Marcos Barbosa


Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1970). Doutor em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Londres (1981), com a tese “A critique of Popper’s views on demarcation and induction”. Livre-docente pela USP (1997), com o trabalho “Da ciência cognitiva à dialética”, posteriormente publicado como livro pela Discurso Editorial (São Paulo, 1999). Atualmente é professor associado da Faculdade de Educação da USP, e “pesquisador principal” do projeto temático “Gênese e significado da tecnociência: das relações entre ciência, tecnologia e sociedade”, apoiado pela FAPESP. Publicações recentes: “Neutralidade da ciência, desencantamento do mundo e controle da natureza” (Scientiae Studia, 6(3), 2008); “A avaliação neoliberal na Universidade e a responsabilidade social dos pesquisadores” (Scientiae Studia, 6(3), 2008); “A estratégia dos bônus: três pressupostos e uma consequência” (Trabalho, Educação e Saúde, 7(3), 2009/2010). Nos últimos tempos vem se dedicando especialmente a estudos sobre os processos de mercantilização da ciência e da educação, em particular o que diz respeito às práticas de avaliação na Universidade.

Site pessoal: http://paje.fe.usp.br/~mbarbosa.