Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1970).
Doutor em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Londres (1981), com a
tese “A critique of Popper’s views on demarcation and induction”. Livre-docente
pela USP (1997), com o trabalho “Da ciência cognitiva à dialética”,
posteriormente publicado como livro pela Discurso Editorial (São Paulo, 1999). Atualmente
é professor associado da Faculdade de Educação da USP, e “pesquisador
principal” do projeto temático “Gênese e significado da tecnociência:
das relações entre ciência, tecnologia e sociedade”, apoiado pela FAPESP.
Publicações recentes: “Neutralidade da ciência, desencantamento do mundo e
controle da natureza” (Scientiae Studia, 6(3), 2008); “A
avaliação neoliberal na Universidade e a responsabilidade social dos
pesquisadores” (Scientiae Studia, 6(3), 2008); “A estratégia dos
bônus: três pressupostos e uma consequência” (Trabalho,
Educação e Saúde, 7(3), 2009/2010). Nos últimos tempos vem se
dedicando especialmente a estudos sobre os processos de mercantilização da
ciência e da educação, em particular o que diz respeito às
práticas de avaliação na Universidade.
Site pessoal: http://paje.fe.usp.br/~mbarbosa.