ASSOCIAÇÃO FILOSÓFICA SCIENTIAE STUDIA

DIRETORIA EDITORIAL

Pablo Rubén Mariconda (USP-Br)

VICE-DIRETORIA EDITORIAL

Plínio Junqueira Smith (Unifesp-Br)
Sylvia Gemignani Garcia (USP-Br)

CONSELHO EDITORIAL

Antonio Augusto Passos Videira (UFRJ-Br)
Eduardo Alejandro Barrio (UBA-Ar)
Eleonora Orlando (UBA-Ar)
Gustavo Andrés Caponi (UFSC-Br)
Hugh Lacey (Swarthmore College-EUA)
Ivan Domingues (UFMG-Br)
Jelson Oliveira (PUCPR-Br)
João Príncipe (UE-Pt)
Jose Diez (UB-Esp)
José Luís Garcia (UL-Pt)
Leopoldo Waizbort (USP-Br)
Luciana Zaterka (UFABC-Br)
Marco Antonio de Ávila Zingano (USP-Br)
Marcos Barbosa de Oliveira (USP-Br)
Maria Cecilia L. Gomes dos Reis (UFABC-Br)
Olival Freire (UFBA-Br)
Osvaldo Pessoa Junior (USP-Br)
Pablo Lorenzano (UNQ-Ar)
Patrícia Kauark (UFMG-Br)
Paulo Faria (UFRS-Br)
Roberto Bolzani Filho (USP-Br)
Silvia Alejandra Manzo (UNLP-Ar)
Silvio Seno Chibeni (Unicamp-Br)
Vicente Sanfélix-Vidarte (UV-Esp)

COLEÇÃO DE ESTUDOS SOBRE A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA

Editores:
Pablo Rubén Mariconda (USP-Br)
Sylvia Gemignani Garcia (USP-Br)

O objetivo central da Coleção de Estudos sobre a Ciência e a Tecnologia é difundir os escritos que contribuam para a reflexão crítica sobre estes temas e para a compreensão das práticas científicas e tecnológicas como parte integrante da cultura de nosso tempo. Com esse intuito, ela engloba, além de investigações recentes e originais nas áreas de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, traduções para a língua portuguesa de obras clássicas, de valor histórico nas áreas abrangidas pela coleção, publicadas em edições críticas. Desse modo, pretende contribuir para a divulgação da reflexão filosófica e científica e para o debate público sobre a ciência e a cultura na sociedade brasileira. A coleção está organizada em quatro séries de textos: Filosofia da Ciência/Filosofia da Tecnologia; História da Ciência/História da Tecnologia; Sociologia da Ciência/Sociologia da Tecnologia; Clássicos da Ciência e da Tecnologia.

COLEÇÃO EPISTEMOLOGIA E FILOSOFIA ANALÍTICA

Editores:
André Luis Nakano (PUC-SP-Br)
Edelcio Gonçalves de Souza (USP-Br)
Plínio Junqueira Smith (Unifesp-Br)
Renato Rodrigues Kinouchi (UFABC-Br)

O objetivo central da Coleção Epistemologia e Filosofia Analítica é difundir escritos que contribuam para a reflexão crítica sobre os grandes temas da epistemologia, bem como sobre os principais autores e assuntos da filosofia analítica. Com esse intuito, a Coleção visa à publicação de livros produzidos sobretudo por brasileiros, fruto de investigações originais nessas áreas, mas também de traduções para a língua portuguesa de obras que, embora relativamente recentes, já se tornaram clássicas. Desse modo, pretende contribuir para a divulgação da reflexão filosófica e para o debate público sobre a filosofia e a cultura na sociedade brasileira. A coleção está organizada em duas séries de textos: Epistemologia geral; Filosofia analítica contemporânea.

COLEÇÃO DOMÍNIO PÚBLICO

Editores: Claudemir Roque Tossato (Unifesp-Br)
Pablo Rubén Mariconda (USP-Br)
Paulo Tadeu da Silva (UFABC-Br)
Plínio Junqueira Smith (Unifesp-Br)

A Coleção Domínio Público tem por objetivo publicar traduções de textos filosóficos e científicos clássicos sobre os quais cessaram os direitos autorais, contribuindo para a reflexão crítica sobre temas ligados aos Estudos de Ciência e Tecnologia, à Metafísica e à Epistemologia, com ênfase nas implicações filosóficas, históricas e sociais. As traduções são acompanhadas de introduções, especialmente escritas para facilitar o acesso às suas principais ideias, teses e argumentos, permitir a compreensão do seu lugar no conjunto da obra do autor e elucidar a recepção entre seus contemporâneos ou pela posteridade. Em complemento a esse aparato crítico introdutório, os livros contam com indicações bibliográficas relevantes, ampliando o horizonte de estudos concernentes às traduções, quer do ponto de vista filosófico ou histórico. Desse modo, ao promover a difusão de textos clássicos, a coleção alimenta o debate público sobre temas e problemas filosóficos e científicos que ainda são prementes em nossos dias.