O ceticismo sob suspeita

O ceticismo sob suspeita,
de Plínio Smith,
Associação Filosófica Scientiae Studia, 2022.
320 pp.
Formato: 125x205mm
ISBN:
978-65-86595-05-5
Preço: R$ 90,00
Clique aqui para ler um trecho do livro em pdf
O ceticismo sob suspeita reúne artigos de Plínio Smith, dando acesso a um trabalho intelectual único e a um dos principais personagens do cenário da filosofia brasileira contemporânea, capaz de propor um pensamento próprio e autônomo. Neste livro, o autor apresenta suas reflexões sobre a filosofia contemporânea e a epistemologia analítica, fruto do intenso debate que vem realizando com filósofos latino-americanos, e defende o ceticismo das suspeitas dogmáticas de que a dúvida cética impossibilita totalmente o conhecimento do mundo e mesmo as ações cotidianas.
Além de exibir um domínio técnico, histórico e conceitual da filosofia,
Plínio é um excelente escritor. Seu texto, redigido com rigor, precisão e clareza (elementos
indispensáveis à prática filosófica), expressa um acento próprio, uma fluidez, leveza e
luminosidade que tornam a leitura uma experiência especial. O leitor atento não sairá
indiferente ao ceticismo.
(Waldomiro J. Silva Filho)
Muitos filósofos dizem que o ceticismo é o motor da epistemologia, porque a dúvida é o que os impulsiona a produzirem suas teorias. Este livro inverte esse procedimento, ao usar metodologicamente o dogmatismo para formular um pensamento cético original, bastante diferente da sua forma cartesiana criticada pelos dogmáticos. Entendidas como respostas ao desafio cético, as novas epistemologias levam a essa forma de ceticismo, mas, entendidas de maneira mais modesta, estão próximas do ceticismo pirrônico proposto pelo autor.
A obra reúne artigos que tratam de filósofos brasileiros e latino-americanos, em um diálogo aberto e dinâmico, lidando com diversas frentes analíticas e tratando, além do ceticismo, de temas como a metafísica, a filosofia da linguagem, o método filosófico e a própria concepção de filosofia.
Plínio Junqueira Smith é filósofo, professor e tradutor. Fez doutorado na Universidade de São Paulo (USP), livre-docência na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutorado na Universidade de Oxford e na Universidade da Califórnia. Atualmente leciona na Unifesp, realizando importantes pesquisas com apoio do CNPq. É o editor-responsável da revista Sképsis, além de autor dos livros O ceticismo de Hume (1995), Ceticismo filosófico (2000), Do começo da filosofia e outros ensaios (2005), Uma visão cética do mundo (2017), A experiência do cético (2020) e Sextus Empiricus’ Neo-Pyrrhonism (2022).